quinta-feira, 22 de maio de 2008

Actividade no Clube de Ténis de Évora



Realizou-se, ontem, dia 21 de Maio mais uma iniciativa da “ Escola em Movimento”. O evento teve início às 8.30h no Clube de Ténis de Évora.
O objectivo desta actividade era dar a conhecer mais uma modalidade desportiva, o ténis. Esta modalidade tem sido nos últimos anos muito divulgada no nosso pais onde se realiza anualmente o Open do Estoril que traz a Portugal grandes nomes do ténis mundial, como Roger Federer, Nikolay Davyndenko e Maria Kirilenko.






















Como todos os fenómenos mediáticos, o desportivo, quando divulgado, faz crescer a adesão e a prática do mesmo, tal como quando os clubes ou as entidades se dedicam à formação de uma determinada área desportiva.
O clube de ténis de Évora sendo relativamente recente é uma boa infra-estrutura com vários courts de ténis e um grande investimento nos escalões de formação.
Sendo objectivo da prática da modalidade uma componente desportiva e competitiva e outra lúdica, de lazer que permite uma manutenção do modo de vida saudável.

A turma envolvida no evento foi recebida pelo professor Cristiano Pinto que se encontra em Portugal há uns anos e que aceitou a proposta de uma direcção de vir trabalhar em Évora. Relatou-nos das suas dificuldades, ainda no Brasil quando a paixão pelo ténis o “obrigou” a iniciar um percurso de proximidade com a modalidade, como apanha-bolas, passando por atleta, até treinador principal.
Começámos com a aprendizagem de elementos básicos para a prática da modalidade, tais como: manuseamento de uma bola e de uma raquete, equilíbrio da bola e passes como o vólei, o smash, e serviço, tanto com a mão esquerda como a direita. Por fim, realizamos um jogo que tinha como grande prémio… um mês GRÁTIS no Clube de Ténis de Évora.















Após esta visita concluímos que o ténis é um desporto muito agradável que desenvolve competências como: a força, a resistência, a coordenação. Para além do mais torna o atleta muito mais resistente e saudável.
É nosso desejo que após esta iniciativa haja mais pessoas a querer praticar ténis e, quem sabe, jovens que queira ingressar numa carreira competitiva que tanta falta faz para o Clube de Ténis, para Évora e para Portugal.
Para terminarmos gostaríamos de agradecer à Direcção do Clube de Ténis de Évora e ao professor Cristiano Pinto que nos possibilitaram esta actividade.

Sem comentários: